O projeto nasceu em 19 de agosto de 2016, por meio de uma oficina do PEF (Programa Escola da Família) na Escola Estadual “Dr. Álvaro Guião”, em Andradina SP. O idealizador foi o universitário Luiz Filho de Andrade, estudante do 2º ano de Pedagogia da FIRB (Faculdades Integradas “Rui Barbosa”) que, a partir deste ano, passou a contar com a ajuda voluntária do músico Rafael Galli.

O objetivo foi o de resgatar crianças, jovens e adultos de situações de risco e do ócio, levando-os a desenvolver habilidades com instrumentos musicais (violão, viola, guitarra); despertando o amor pela música e, a partir dela, ampliar os laços de afetividade, solidariedade e de amor ao próximo; diminuindo, assim, o preconceito entre as classes sociais e religiosas.

A “Oficina de Violão” acontece aos sábados das 9h. às 12h, com duas turmas: a Avançada e a Iniciante. O diferencial é que, uma vez capacitado, o aluno passa a disseminar o conhecimento adquirido para outros que forem entrando no projeto.

Além das aulas práticas com os instrumentos, são promovidos visitas ao Hospital e ao Asilo da cidade. Neste são entregues mantimentos que foram arrecadados com a ajuda de todos, além disso, é desenvolvido momentos de descontração com apresentação do grupo musical e bate papo com os idosos. Dessa maneira, cria-se a oportunidade de tornar os alunos cidadãos mais solidários que respeitem e valorizem os idosos e os doentes.

O projeto começou com apenas um aluno. Hoje, conta COM 26. Atualmente, o grupo ganhou repercussão se apresentando em programas como “Auto estima” da SRCTV, do Encontro Regional do PEF da Diretoria de Ensino de Andradina, do Encontro Municipal de Educação de Itapura-SP, entre outros eventos locais.

Está em desenvolvimento o Primeiro Espetáculo Musical “Entre o sonho, um som” produzido e dirigido pelo universitário Luiz Filho de Andrade, com a parceria das Oficinas de Teatro e Desenho. O figurino, a parte musical e de atuação são criados e desenvolvidos pelos alunos dos respectivos cursos. A data prevista para a estreia é início de setembro e cabe ressaltar que o sucesso obtido se deu devido ao apoio da Diretoria de Ensino de Andradina, direção, coordenação, universitários, funcionários da E.E “Dr. Álvaro Guião”, familiares e amigos dos alunos.