mapeamento fotografico castilho1125

sala verde 3

O Ministério do Meio Ambiente divulgou o resultado do Edital de Chamada Pública para seleção de Salas Verdes. Em todo o Brasil apenas 311 municípios que tiveram entre 15 e 30 pontos foram contemplados. Castilho com 23 pontos ficou a frente até mesmo de Araçatuba que obteve 17 pontos. O Município de Castilho foi classificado em primeiro lugar dentre as selecionadas da região da Alta Noroeste Paulista.

O Projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente consiste na criação de um espaço capaz de estimular o processo educativo vinculado às questões ambientais locais, regionais e globais, proporcionando uma reavaliação da conduta humana diante do meio em que vivemos, com vistas à sustentabilidade.

A Prefeita Fátima Nascimento demonstrou felicidade ao receber a notícia. “Essa era nossa meta. Estarmos entre as cidades selecionadas para ter oportunidade de mostrar o quanto estamos levando a sério a questão da sustentabilidade em Castilho. Aliás, essa é uma das ações necessárias para quem busca o título de MIT (Município de Interesse Turístico). Isso prova que estamos bem respaldados de documentos e estamos no caminho certo”, considerou a Prefeita. A Chefe do Executivo diz que Castilho também luta para obter o selo de município Verde Azul. “Para isso, estamos demonstrando o potencial de Castilho para também obtermos o tão sonhado reconhecimento perante os órgãos competentes. Como estamos no mês do Meio Ambiente vamos intensificar nossa força-tarefa nesse sentido”, completou.

O local do futuro Centro de Educação Ambiental – Sala Verde Castilho será no CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura “José Miguel Nascimento”. A Sala Verde Castilho atenderá técnicos vinculados à questão socioambiental; profissionais ligados à educação; organizações não governamentais e, sobretudo a comunidade escolar que inclui pais e alunos. Para sucesso do Projeto, a Prefeita montou uma equipe altamente qualificada, envolvendo engenheiro ambiental e profissionais da Educação. O coordenador do CEA Sala Verde será o especialista ambiental Fabiano Augusto Santiago Castilho Teno. A secretária de Educação, Tânia Nascimento, será a Coordenadora Pedagógica, e a responsável pelo Setor Administrativo será Luzinete Guedes. A Educadora Ambiental Márcia Maria de Souza será responsável pelas palestras e cursos. Ela é graduanda em Psicologia e dará apoio no CEA, nas palestras e cursos desenvolvidos.