Das 525 mulheres castilhenses que agendaram o exame preventivo no CIS (Centro Integrado de Saúde), quase 50% faltou sem justificativa. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Janini Nascimento, foram realizadas 297 coletas para a campanha de prevenção ao câncer do Colo de Útero, mas esses números poderiam ser ainda maior se não fossem as 228 ausências sem justificativas.

“Ficamos triste porque fizemos um alto investimento para realização desses exames e muitas que agendaram não compareceram”, lamentou Janini. De acordo com a secretária, houve um trabalho intenso da equipe de Agentes Comunitários que se esforçou ao máximo para agendar todas interessadas e ainda teve as enfermeiras que dobraram plantão para fazer as coletas no noturno juntamente com a equipe de Apoio.

Ainda focada na campanha de prevenção, a Secretária de Saúde pediu que as fichas preenchidas das faltosas fossem distribuídas entre as equipes para tentar remarcar durante a rotina. “Elas (pacientes) precisam entender a importância que tem esses exames preventivos. Por isso vamos continuar insistindo e buscando conscientizá-las”, finalizou Janini.