A turma do 3º ano C, da Professora Lionáia Amorim Nunes Rocha na Escola EMEF “Benedito Lourival Jeronymo”, realizou nesta segunda-feira(18), o encerramento do Projeto Jardim um Mundo para os Animais Pequenos. O evento foi realizado na Unidade Escolar, com a presença da Professora Formadora Cátia Abreu e a Professora Coordenadora Valéria Carvalho.

Como os alunos desta faixa etária entre 7 e 8 anos são curiosos acerca dos conhecimentos que dizem respeito a natureza e como a vida dos animais e plantas se constituem nas mais diversas localidades, o projeto alavanca os comportamentos de pesquisador /observador, como também viabiliza um trabalho produtivo e pontual acerca do desenvolvimento da competência leitora e escritora nos anos iniciais.

A Professora Lionáia afirmou, a motivação a trabalhar com esse Projeto foram as múltiplas possibilidades de atuação tanto da minha parte enquanto professora, como dos alunos diante dos desafios de aprendizagem apresentados nas diferentes etapas do projeto.

O Foco do Projeto foi elaborado dentro da disciplina de Língua Portuguesa, para motivar os alunos a lerem textos científicos, a localizarem e entenderem informações, a produzirem textos de autoria, a ampliarem seus conhecimentos sobre o verbete e a promoverem exposição das aprendizagens adquiridas.

A Justificativa do Projeto como se trata de pequenos animais, aproveitando o assunto para motivar os alunos a lerem textos científicos, a localizarem e entenderem informações, a produzirem textos de autoria, a ampliarem seus conhecimentos sobre o verbete e a promoverem exposição das aprendizagens adquiridas.

E o objetivo do Projeto foi desenvolvido para valorizar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os animais estudados, desenvolver habilidades de leituras, localização de informações nos textos, discussões sobre os pequenos animais e da importância de estimular a leitura, pesquisa e produção.

Durante o evento teve leitura de poemas, cantoria de músicas e curiosidades de dez animais tais como, joaninha, vaga-lume, gafanhoto, cobra-cega, abelha, centopeia, formiga, caracol, borboletas e grilo.

As apresentações do Projeto foram assistidas pelos alunos do 1º ano D, Professora Micheli, 2º ano B, Professora Tatiana, Monitora Bruna, Coordenadora Valéria, Vice-diretora Kátia Cilene e a Formadora Cátia Abreu.

Os resultados foram alcançados, pois houve um envolvimento das crianças em aprender sobre os conteúdos propostos e interesse em cada etapa sugerida. Criou-se o hábito da leitura e pesquisa, sabendo reconhecer pontos importantes de um texto e diferenciá-lo entre textos científicos e verbetes. A capacidade de expressar-se oralmente, por meio da criação de verbetes, melhorou a cada etapa desenvolvida.

O projeto foi importante porque houve um crescimento por parte dos alunos em relação à pesquisa, à busca de novas informações e ao desenvolvimento da escrita.

Após as apresentações do Projeto, aconteceu um delicioso Coquetel para os convidados presente. Parabéns Professora Lionáia e todos envolvidos neste Projeto extremamente importante para os alunos.

A EMEF atende alunos do 1º ao 5º Ano do Ciclo I do Ensino Fundamental l, com alunos em idade predominante entre 06 a 10 anos, está sob a responsabilidade da Vice-diretora Kátia Cilene P. G. dos Santos.

Fonte: Secretaria da Educação