Vanilda Souza

Vanilda Souza era a primeira suplente e tomou posse nesta semana.

O Conselho Tutelar da Estância Turística de Pereira Barreto conta com uma nova formação. Foi convocada no último dia 5 de Junho, a suplente classificada em primeiro lugar Vanilda de Souza, para compor a equipe do conselho tutelar, eleita em 4 de Outubro de 2015 em eleição unificada, com base no Edital Nº 01/2015. A nova conselheira tutela realizou a assinatura do Termo de Posse nesta semana, segunda-feira (11), na sede do Conselho Tutelar, comprometendo-se, juntamente com os outros membros, a zelar pelos direitos de crianças e adolescente de Pereira Barreto em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Estiveram presentes à cerimônia de posse, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cristina Haru Ono, os conselheiros tutelares José Donizete Aragão, Fernanda Mayumi Suguiura e Sônia Aparecida Pires, além da Secretária Municipal de Assistência Social, Angélica Dias Pereira, a Diretora do Departamento de Gestão da Assistência Social, Bethânia Martins Ferreira e a Secretária do CMDCA, Thaoane Cristina Rodrigues.

O mandado atual dos conselheiros teve início iniciou em 10 de janeiro de 2016 e será finalizado em 9 de janeiro de 2020, quando ocorrerá nova eleição. A posse de Vanilda de Souza ocorreu-se pelo fato de um dos conselheiros ter renunciado ao cargo por motivos pessoais. Com isso o Conselho Tutelar de Pereira Barreto é atualmente composto por: José Donizete Aragão, Fernanda Mayumi Suguiura, Sônia Aparecida Pires, Osvaldo Vilas Boas da Silveira e Vanilda de Souza.

O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar e fazer cumprir os direitos das crianças e dos adolescentes segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele é importante, pois, em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação, é ele que a sociedade aciona para proteger as crianças.