Influenza

Vacinação está acontecendo em todas as UBS de Pereira Barreto.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a toda população, especialmente aos pais ou responsáveis por crianças menores de 5 anos, que ainda não levaram os menores para tomarem a vacina contra influenza, que procurem o mais rápido possível a sua unidade básica de saúde (UBS) para realizarem a vacina, até esta sexta-feira (15).

A Campanha de Vacinação contra Influenza continua sendo realizada em Pereira Barreto e tem por objetivo proteger a população com maior risco de ficar doente ou de ter as consequências mais graves que pode inclusive levar à morte. As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes, que estão circulando no momento: Influenza B, H1N1, H3N2.

As pessoas que fazem parte dos outros grupos alvos da vacina, como idosos, professores, profissionais de saúde, mães com recém-nascidos e doentes crônicos, que ainda não se vacinaram, também devem procurar as UBS o mais rápido possível.

A influenza, que é a gripe, é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Essa estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos consequentes do vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.