A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início neste mês de Outubro a uma série de reformas nas unidades escolares do município. As reformas nas escolas foram contratadas mediante processos licitatórios. Na EMEI Sítio do Pica-Pau Amarelo, a responsável pelas obras é a empresa Engeoesp Engenharia e Planejamento Eireli – ME e estão sendo realizadas diversas benfeitorias na unidade escolar, em um investimento de R$ 45.550,73, e as obras estão transcorrendo normalmente. Ainda passarão por obras de reforma a CEMEI “Edith Barbosa Vasconcellos” e a Creche “Margareth Alves Martins Ferreira”.

No mês de Setembro, tiveram início as obras da EMEB “Profª Celda Mello Oliveira”, onde será realizada a reforma geral dos sanitários, rede de esgoto, cozinha, despensa e pintura geral. Na EMEB “Com. Hirayuki Enomoto” será realizada a construção de passarela para abrigo das chuvas, reforma de alambrado e mureta da quadra poliesportiva. Já na EMEF “Fazenda Esmeralda” está sendo realizada a troca de areia do parque e reforma do alambrado com construção de mureta.

O investimento total em melhorias será de R$ 227.902,08. As obras serão realizadas para melhor atendimento aos alunos e equipe escolar oferecendo melhor estrutura, com espaço limpo e adequado à realização de atividades pedagógicas, favorecendo o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortáveis e consigam reconhecer o espaço escolar como um lugar que lhes pertence.

As melhorias nas unidades escolares foi o pedido do Prefeito Joãozinho que destacou que o ambiente escolar como um espaço público, onde grande parte das crianças passam seu tempo e é um dos lugares que permitem exercitar o convívio social. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança, revela muito sobre a vida que ali se desenvolve e o trabalho educativo não se limita à sala de aula, mas, se a configuração desse ambiente for acolhedora, poderá contribuir para tornar mais prazeroso o trabalho que ali se faz.