O projeto “Escritor da minha cidade” tem como objetivo incentivar a prática da leitura e da escrita em crianças das escolas municipais da Estância Turística de Pereira Barreto/SP,  além de incentivar a criatividade, a socialização e consequentemente, auxiliar na aprendizagem escolar.
O projeto é dividido em dez encontros e conta com clássicos da literatura brasileira e estrangeira, com “O Pequeno Príncipe”, além dos livros de minha autoria.
O incentivo à leitura,  vem através de leituras compartilhadas, interpretação e comentários entre os alunos. A parte da escrita começa com textos de interpretação das leituras anteriores, de poesias e contos. Cada aluno é orientado por mim,  para que cada dúvida possa ser suprida e que todos consigam absorver a aprendizagem de cada encontro.
Além de todo o incentivo, as crianças têm a oportunidade de conviver e ter um diálogo entre escritor e leitor,  assim criando um laço motivador para a literatura.
Os encontros são realizados primeiramente,  na Emeb “Professora Celda Mello Oliveira” , às segundas e quintas,  com alunos dos 5° anos do Ensino fundamental.
Ao finalizar o projeto, cada aluno terá um texto ou poesia escolhido e ganharão livros para que a prática da leitura continue ao término do projeto.

 

Acredito que o trabalho literário em escolas públicas é fundamental, pois sempre estudei em escolas públicas e tive excelentes educadores, que puderam me incentivar a permanecer no mundo dos livros e assim, me transformar em escritor.

Como disse Monteiro Lobato, “um país se constrói com homens e livros”, desta forma é essencial investirmos na educação,  investirmos em uma leitura motivadora para construirmos cidades conscientes e críticos.

 

Luís de Oliveira:

Medalhista de Bronze das Olimpíadas de Física das Escolas Públicas em 2011.

Medalhista de Bronze da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro em 2012, ficando entre as 10 melhores redações do Estado de São Paulo e as 40 redações do Brasil, redação que falou sobre as perdas históricas,  econômicas e culturais com a cheia do rio Tiete devido a usina Três irmãos.

2° colocado no Concurso de redação “Construindo o muro contra as drogas” em 2012.

Publicou o livro “Choro de Gratidão” pela Editora Baraúna (Poesia) em 2013.

Nas edições do “Mapa Cultural Paulista” 2013/2014 e 2015/2016 representou Pereira Barreto/SP na fase regional (Conto e Poesia).

Publicou o romance “Um coração e seus segredos”  (publicação independente) em 2015.

Participou do projeto “Pé de poesia” de Salvador e de autoria de Fábio Silva em 2016.

 

Por: Luís de Oliveira