A Prefeitura Municipal de Selvíria, por meio de Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a entrega de kits de higiene bucal para alunos das escolas da Rede Municipal de Educação. O kit é composto por escova de dente, creme dental e fio dental.

Na manhã da quarta-feira (21 de maio), o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos, que também é odontólogo, o secretário municipal de Saúde, Raimundo Pinheiro Bastos Filho; vereador Paulo Nascimento Bastos e o coordenador de saúde bucal e odontólogo no ESF I, Dr. Felipe Fernandes; estiveram nas escolas Nelson Duarte Rocha e Joaquim Camargo para entregar os kits de higiene bucal para os alunos das respectivas escolas.

O evento marca o retorno da ação do município que ocorre uma vez ao ano. Nas demais unidades escolares a entrega será: dia 24 de maio, na Escola Municipal Rural São Joaquim e no dia 30 de maio, no CEI Selvíria Alexandre.

A entrega do kit de saúde bucal é uma das ações de saúde coletiva da atenção básica na parte odontológica, onde além dos bochechos fluorados semanais, são realizadas também – toda semana – treinamento e escovação com os alunos. A ação é supervisionada quatro vezes ao ano, pela equipe de saúde bucal responsável pela sua área, e ao decorrer do ano realizada pelo professor (a) de cada sala de aula.

Diversas ações da Secretaria de Saúde são executadas nas escolas e a atenção à saúde bucal é uma meta que atinge as crianças, como explica o prefeito e também odontólogo, José Fernando Barbosa dos Santos. “Os profissionais da Saúde Municipal realizam um trabalho notável nas escolas. A odontologia é uma das áreas atendidas e que tem por finalidade inserir ou mudar hábitos dos cuidados com a higiene bucal. A distribuição de um kit por aluno visa estimular a prática do cuidado com a higiene bucal”, comentou o prefeito.

FONTE: Assessoria de Comunicação.