Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou a certos arquivos

Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou a certos arquivos

Nas últimas semanas foi descoberto um novo “inimigo” na Web, a nova versão do Ransomware Dharma, um malware que dificulta o acesso a sistemas e arquivos, além disso, o vírus solicita um valor de “resgate” para que os danos causados sejam reparados. Esse tipo de situação é rotineira, porém, é necessário que as pessoas que utilizam a internet para trabalho fiquem cada vez mais atentas e tomem medidas preventivas.

Mesmo com todo cuidado é impossível garantir que nunca um computador ou sistema serão invadidos. “É num momento de descuido que vírus e malware se instalam em nossas máquinas, um e-mail que não era para abrir, algum site desprotegido, enfim existem inúmeras maneiras desses problemas invadirem nossos computadores e interferirem, significativamente, em nosso trabalho”, salientou Higor Henrique Pierini, analista de sistema da Global Informática.

De acordo com Pierini a melhor maneira é se conscientizar que a prevenção ainda é o melhor caminho. “Quem depende muito do computador e da web para trabalhar é interessante que realize um backup dos dados fora da rede e mantenha-o desconectado, pois se algo acontecer, a pessoa não ficará refém do malware e poderá tranquilamente recuperar seus arquivos sem maiores problemas”.

Para mais informações sobre o novo malware ou a importância do backup entrar em contato pelo telefone (67) 3521 0070.